Ferrageamento

 

PORQUE FERRAR O SEU CAVALO

 

As patas dos eqüídeos são um órgão extremamente sensível, especialmente quanto ao tato, pois através dela o cavalo tem consciência das condições do terreno em que pisa.

O casco oferece ao membro locomotor um apoio a um só tempo sólido e elástico, o qual permite uma reação às pressões que a extremidade é obrigada a suportar.

Quando o casco não está protegido pela ferradura, verifica-se um desgaste em todo o bordo plantar, por força dos atritos e choques no solo.

Este desgaste anula os efeitos do crescimento do casco, ocasionando, quando excessivo, a inutilização do cavalo para o trabalho, esporte e/ou lazer, durante um tempo mais ou menos longo.

 

 

Ela auxilia o tratamento de muitas enfermidades do casco, sendo que em várias delas a ferragem é o principal recurso de que se dispõe para a cura.

Um cavalo desferrado, para compensar o desgaste de seus cascos em um dia de trabalho, terá que descansar de dois a mais dias, dependendo das condições do solo.A ferradura evita a inutilização temporária dos cavalos. Ela modifica as condições mecânicas da região digital, aumenta a tração dos pés e protege o casco contra rachaduras. Ela corrige os defeitos de conformação do casco e as irregularidades da marcha.

A ferradura não é um luxo. Ela protege seu patrimônio. Ela é a garantia da vida longa dos cascos de seus cavalos.

 

 

CRESCIMENTO DO CASCO

Como recuperar um casco quebrado ?

Resposta

Todo crescimento do casco começa na borda coronária do casco. Esta é uma faixa macia aonde o pêlo encontra o casco na pata do cavalo. Se o cavalo tem a pinça quebrada, levará meses para o novo crescimento do casco substituir o tecido do mesmo, nesta atual posição. Não existem produtos ou suplementos que possam ajudar a recuperação do casco por ele mesmo. Existem produtos que prometem, inclusive, reparadores de cascos que, se usados corretamente, podem melhorar a aparência do casco. No entanto, CUIDADO, se a causa do problema não é identificada e corrigida, o problema persistirá.

Para se ter uma idéia em quanto tempo o casco do seu cavalo cresce, fique atento na periodicidade necessária do envio do cavalo ao profissional especializado em ferrageamento (ferrador) para a aparação dos cascos.

Quanto tempo leva ?

Em cavalos como a raça Luzitano por exemplo, o casco cresce de 7 a 9 mm por mês. Em 12 a 15 meses todo o casco será substituído por um novo. Do outro lado do espectro das raças, os pôneis geralmente tem um crescimento de casco grosso mais forte, podendo levar até 20 meses para a reposição de todo o casco.

SUPLEMENTAÇÃO DO CRESCIMENTO DO CASCO:

Diversos estudos têm sido feitos recentemente para a suplementação de várias vitaminas, alguns minerais e aminoácidos para melhorar a qualidade dos cascos e a média de substituição dos mesmos. Os dois suplementos mais aceitos e mais utilizados para a melhoria dos cascos são a BIOTINA e a DL-METIONINA. Você já deve ter ouvido falar em Biotina para suplementação dos cascos. Você sabia que a Biotina na verdade é Vitamina B ?

Como toda Vitamina B a Biotina é hidro-solúvel, ou seja, não é armazenada na gordura corporal. Uma vez não sendo possível o armazenamento, precisa constar diariamente na dieta de seu cavalo e por este motivo se não for estocada e houver um excesso de Biotina nesta dieta, a parte não utilizada será eliminada através da urina.

Existem duas origens para a Biotina na dieta de seu cavalo : a que é adquirida através da alimentação e a que é produzida pela bactéria natural a qual auxilia a digestão.

Oportunidades para deficiência de Biotina na dieta de seu cavalo depende do conteúdo dos ingredientes alimentares, a forma natural na qual a Biotina ocorre e o nível pelo qual seu cavalo poderá utilizar a Biotina produzida pela bactéria intestinal. Por sua vez a produção microbial (bacteriana) tem lugar na parte baixa do trato digestivo onde a absorção dos micronutrientes ocorre, e muito desta Biotina pode na verdade não ser absorvida pelo seu cavalo.

A Biotina age como co-fator em muitas outras reações enzimáticas do corpo. Ela é essencial no corpo do seu cavalo para a produção de ácidos graxos, produção de glicogênio e proteínas.

A deficiência de Biotina causa lesões na pele, pouco crescimento dos pêlos, pele seca, pele fina e quebradiça, cascos quebradiços.

As deformidades nos cascos como formato de "prato" na parte baixa posterior dos cascos tem sido associadas como deficiência de Biotina. Frequentemente, cavalos com estes problemas apresentam-se obviamente com patas delicadas sendo impossibilitados de caminhar com passos largos.

HISTÓRICO DE UM CASO: OS CAVALOS BRANCOS DE VIENA (JOSSEK – 1991)

Por muitos anos a condição dos cascos dos garanhões brancos Lipizzaner de Viena, renomada Escola de Equitação Espanhola da Austria, tinha deteriorado muito. Os cavalos tinham cascos com paredes que soltavam pedaços, com uma linha macia e uma linha branca e larga na sola. As paredes dos cascos eram finas e quebradiças nas bordas que sustentavam o peso do cavalo. Muitos dos cavalos necessitavam de solas para que fosse possível minimizar o problema.

Quarenta e dois Lipizzaners foram colocados num estudo duplo-cego por mais de dois anos. Vinte e seis cavalos receberam 20mg de D-Biotina diariamente na sua dieta, enquanto que dezesseis receberam um placebo. As condições dos cascos começaram a melhorar após nove meses dos animais que estavam recebendo a suplementação. A melhoria foi vista como diminuição de cascos quebradiços e também de fragmentações na ponta dos cascos. A melhoria da condição dos cascos continuou para aqueles animais remanescentes do estudo que continuaram recebendo suplementação. O outro grupo que tomou placebo continuou apresentando as mesmas condições anteriores.

De todas as melhorias na Escola Espanhola de Equitação que foram observadas nos aspectos da condição dos cascos foram:

  • Menos quebraduras e esfacelamentos na ponta dos cascos, especialmente nas bordas que sustentam o peso do animal ;
  • Aumento na banda coronária ;
  • Melhoria de condições na área da linha branca ;
  • Maior força de tensão na ponta dos cascos eMenos defeitos na ponta dos cascos na observação ao microscópio.

 

DICAS DE FERRAGEAMENTO ( Clique Abaixo )

Dicas e Novidades

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode